terça-feira, 3 de maio de 2011

Ouvidoria

Este espaço destina-se a conhecer criticas e elogios da comunidade escolar.
e-mail da escola: juvencio@vetorial.net
telefone: 32321104
Endereço: Av. D. Pedro II, s/nº - Vila Militar
Rio Grande, RS

Integração com a comunidade

Comunidade escolar integrada com a instituição educacional zelando pelo melhor desempenho de seus filhos na escola faz parte da filosofia de trabalho praticada pelo corpo docente juntamente com a Direção.

Setores da escola

O refeitório da escola é certamente um dos espaços mais concorridos, pois ali os estudantes reforçam suas energias a partir das saborosas refeições preparadas pelas merendeiras. O setor conta com três profissionais, uma para cada turno e tem atenção especial da Direção da Escola.


Laboratório de Informática e Laboratório de Ciências

A escola conta atualmente com dois laboratórios: o de informática e o de ciências. O de Ciências tem recebido diversos materiais novos e ocupa sala específica para melhor atender aos alunos. O de Informática conta com computadores com acesso à Internet e que permitem o atendimento de 20 a 24 estudantes concomitantemente. Está aparelhado com ar condicionado e também conta com sala própria.

Destaques literários e Novas aquisições

Vamos sugerir para leitura três obras a saber: "Cidadão de papel" de Gilberto Dimenstein. Esta é uma obra de leitura obrigatória para quem se interessa pelas discussões acerca da justiça social no Brasil bem como sobre a conquista da cidadania nas diferentes esferas da sociedade. A segunda dica chama-se "A história econômica do Rio Grande do Sul", o qual permite conhecer como evolui a economia do nosso Rio Grande e quais as perspectivas futuras. Por fim destacamos "O arquipélago", de Érico Veríssimo, o qual faz parte da coleção deste escritor cujo "kit" com a coleção completa passou a integrar o acervo de nossa biblioteca há alguns anos.

Acervo da Biblioteca

O acervo da Biblioteca é bastante diversificado. Possui ampla variedade de livros de literatura voltados para os estudantes do Ensino Fundamental. Contempla também dicinários, enciclopédias, mapas, globos terrestres, revistas, jornais, livros ifantis e livros didáticos, dentre outros materiais.
Literatura Infantil
Enciclopédias


Literatura brasileira

Literatura infanto-juvenil
Jornais
Revistas
Globos e mapas
Jogos
Literatura rio-grandense















Descrição da Biblioteca da Escola Juvêncio Lemos

A Biblioteca ocupa uma das maiores salas do prédio da escola. Há alguns anos passou por reformas que contemplaram piso cerâmico e pintura novas bem como a concepção de um novo "layout". Recentemente foram adquiridos alguns móveis novos que passaram a permitir a exposição do acervo de livros infantis com mais adequação. Outro dos móveis novos permitiu espaço mais adequado para o televisor de 29 polegadas.
Na medida em que a escola não possui auditório, a biblioteca da escola se constitui em espaço multifuncional, de acordo com as necessidades escolares, prestando-se tanto para uma sala de reuniões com a comunidade escolar como também para mostra de vídeos, DVDs e "datashow".
Está constituída de estantes de dupla face e face simples, os quais acondicionam acervo de aproximadamente 5000 itens, dentre livros, revistas, jornais, dvds, fitas de vídeo, mapas, livros didáticos, enciclopédias, dicionários, livros infantis e infanto-juvenis.
Possui também computador com acesso à internet e que fica à disposição dos estudantes para pesquisa e digitação de trabalhos escolares.
Atualmente, o expediente dá-se ao longo de dois turnos (manhã e noite), através das colegas Professoras Eliane Serpa e Aila Pacheco.

Mensagem da Direção

"Quão importante torna-se a Escola...
Nossa segunda casa, onde encontramos pessoas
que farão parte de nossas vidas para sempre..."

A Direção da Escola conta atualmente
com os seguintes profissionais:
Diretora: Márcia Bastos
Vice-Diretora Manhã: Michele Cristello
Vice-Diretora Tarde: Greice Gomes
Vice-Diretor Noite: Emerson Souza

Histórico da Escola Estadual Juvêncio Lemos

A sua fundação aconteceu em 1962, porém suas origens datam do ano de 1953, quando houve a organização da Vila Militar e em que se tornou necessária uma escola.
Inicialmente, funcionou em casas particulares com o nome de "Escola Isolada da Vila Militar". Mais tarde, ainda com este nome, ocupou a sala dos sargentos do Batalhão de Polícia Militar BPM, onde permaneceu até o ano de 1961.
Com o passar dos anos, houve a necessidade da construção de um prédio para funcionamento da escola. Em dezembro de 1962, recebeu o nome de Grupo Escolar Coronel Juvêncio Lemos.
Desde sua fundação até o ano de 1974, a escola funcionou com classes de 1ª a 5ª séries. Em 1975, foi autorizada a ampliação das 6ª, 7ª e 8ª séries.
Hoje a Escola Juvêncio Lemos funciona nos três turnos atendendo da Pré-Escola até a 8ª série do Ensino Fundamental Regular. Oferece também os cursos de Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.Atualmente a escola conta com Biblioteca, Laboratório de Informática, Laboratório de Ciências, Sala dos Professores, Secretaria, Refeitório, Dispensa, Salas de aula e Sanitários.
 Possui regimento próprio e aprovado desde 2002. Sua atual Diretora é a Professora Márcia Regina Moraes Bastos.

Quem foi Juvêncio Lemos

Cel. Juvêncio Lemos
O Coronel Juvêncio Maximiliano Lemos nasceu no 3º Distrito do Municípiode Canguçu em 29 de outubro de 1873, em uma família de modestos agricultores e, muito jovem, iniciou-se na vida pública, como inspetor do quarteirão, na sua terra natal.
Durante 44 anos foi filiado ao Partido Republicano. Sobrevindo a Revolução de 1883, de caráter acentuadamente monárquico, correu a alistar-se entre os defensores da República, na cidade de Bagé, onde se concentrava a maior oposição ao governo republicano.
No posto de Alferes, foi incorporado ao 2º Batalhão de Infantaria da Brigada Militar, em organização naquela cidade, passando desde então a pertencer a essa gloriosa milícia, cuja história se confunde com a do próprio Rio Grande.
Durante sua carreira, serviu em Rio Grande e Santa Maria ocupou os postos de Major e assumiu em 1908 o cargo de Intendente de Bagé.
Anos depois, o Governo do Estado nomeou-o Major Juvêncio, sub-chefe de Polícia, em Santana do Livramento. Dispensado desse cargo, recebeu a incumbência de organizar o 2º Regimento de Cavalaria, do qual foi o 1º Tenente Cel. Comandante.
Após árdua campanha, reformou-se aos 52 anos de idade. Fixou residência em Pelotas, exerceu a Direção do Colégio Pelotense. Em 1930, foi convidado a assumir, mais uma vez a Prefeitura de Bagé. Falava fluentemente o francês, o italiano e o espanhol. Ja na velhice, estudou Inglês e o Guarani.
Retirado de toda a atividade de política e militar, exerceu ainda o cargo de Provedor da Santa Casa de Misericórdia de Pelotas.
Foi casado com Dona Gertrudes Jardim Lemos e deste matrimônio nasceram o Coronel Dr. Amadeu Lemos, médico da Brigada Militar, as professoras Zulmira e Santuza Lemos, a viúva Maria Lemos de Menezes e Eglantina Lemos Goulart, todas residindo em Pelotas.
Faleceu no dia 12 de fevereiro de 1952.

Atividades realizadas


Participação nos jogos Guri Bom de Bola

Área aberta do clube Dôres com vista do complexo de piscinas.

Estudantes de várias cidades do RS reunidos em assistência à abertura dos Jogos.

Time Feminino de Futsal da Escola Juvêncio Lemos em aquecimento antes de uma partida.

Parte da estrutura de "buffet" oferecida aos estudantes no intervalo dos jogos.


Estrutura de "buffet" oferecida às estudantes e integrantes da delegação
Um dos destaques de participação dos estudantes da escola em eventos esportivos foi a participação das jovens do time feminino de futsal nos Jogos Guri Bom de Bola da RBS TV em 2009. Naquele ano, o time feminino conquistou o direito de representar não somente a cidade de Rio Grande, mas também a região a qual abrange a 18ª CRE, na fase final dos jogos, o qual se realizou na cidade de Santa Maria, no Clube Dores. "City tour" por Santa Maria, estrutura exemplar proporcionada, integração com alunos e alunas de outras cidades, recepção, baile, jogos constituíram o conjunto de experiências que certamente foram inesquecíveis para todos e especialmente para o time feminino que com muita garra e espírito esportivo fez por merecer a sua participação na fase final da competição.


Visita à Semana Aberta do Instituto Federal


Uma das atividades que os estudantes mais apreciam são as saídas de campo, as atividades externas sejam elas esportivas ou culturais. No final do ano passado em momento da Semana Aberta do Instituto Federal de Educação, os estudantes da EJA Etapa 6 visitaram o IF e conheceram toda a estrutura daquela instituição bem como obtiveram variadas informações sobre os cursos oferecidos, processos de ingresso bem como laboratórios existentes e mercado de trabalho. Trata-se de atividade que em 2011, a EJA através dos estudantes que estão próximos de concluir o ensino fundamental, já está com a agenda marcada.